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Saiba para que serve cada peça

BIKECIONÁRIO

BLOCAGEM: Peça que serve para dar aperto, sem o uso de ferramentas. Utilizada em algumas rodas e no canote do banco.

CÂMBIO: Dianteiro ou traseiro responsável em conduzir a corrente para cima ou para baixo entre as coroas ou catracas para efetuar a troca de marchas.

CAIXA DE DIREÇÃO: Peça que é acoplada ao quadro e serve para movimentar o garfo possibilitando que o ciclista direcione sua bicicleta para onde desejar.

CANOTE: Peça que fixa o selim ao quadro e serve para adequar o tamanho do ciclista à sua bike.

CARAMANHOLA: Reservatório preso a um suporte fixo ao quadro para transportar líquidos em geral - utilizada por atletas de ciclismo, MTB e cicloturismo.

CATRACA CASSETE: Conjunto de catracas encaixadas no suporte do cubo, conhecido como núcleo.

CATRACA RODA LIVRE: Conjunto de coroas rosqueadas no cubo.

ERGO POWER (CAMPAGNOLO): Conjunto que compreende manetes de freios e alavancas para troca de marcha. Semelhante ao STI.

FIRMA-PÉ: Peça extensora do pedal que prende o pé através de uma correia com presilha. Também proporciona mais conforto e mais resistência nas subidas. Usado por cicloturistas e ciclistas amadores de MTB.

FREIO A DISCO: Acionado por um cabo, esse tipo de freio apresenta boa performance de frenagem e baixa manutenção.

FREIOS CANTILEVER: Sistema em que as sapatas de freios funcionam em forma de triângulo. Comum em bicicletas mais antigas e infantis.

FREIOS V-BRAKE: Sistema em que as sapatas de freios funcionam em forma de um quadrado, o que proporciona mais força e eficácia na frenagem . É a evolução do Cantilever. Por ser eficiente, é largamente utilizado no Mountain Bike, especialmente no Cross Country.

FULL SUSPENSION: Bicicleta dotada de suspensão no garfo e quadro. Este tipo de bike é usada principalmente em provas de downhill, dual Slalon e all mountain.

GANCHEIRA: Suporte em alumínio que prende o câmbio traseiro ao quadro. Tem como objetivo ser flexível para evitar danos ao quadro, caso o câmbio sofra algum impacto.

QUADRO: É o corpo da bicicleta. Liga todos os componentes. Disponíveis nos modelos hard tail, soft tail ou full suspension.

QUADRO HARD TAIL: Tipo de quadro rígido, sem suspensão. Uma mountain bike hard tail é simplesmente uma bicicleta de montanha sem suspensão traseira e em alguns casos não possuem também a suspenção dianteira.

QUADRO SOFT TAIL: Tipo de quadro amortecido com pouco curso. Tem o objetivo de diminuir suavemente os impactos sofridos pela parte traseira. É uma alternativa à full suspension.

MOVIMENTO CENTRAL: Conjunto de peças que fixa a pedivela. Tem a função de suportar os impactos sofridos entre o ciclista e a bicicleta. É também conhecido como eixo selado.

MESA: Peça presa ao garfo que firma o guidão.

PEDIVELA: É uma peça da bicicleta onde se encontra a coroa frontal, que por sua vez fica acoplada ao movimento central. Existem dois tipos de pedivela: a que já vem acompanhada de coroa e a que não acompanha coroa. Possui vários tipos de tamanho, marcas e materiais. Cada uma das rodas denteadas (coroas) contém uma quantidade específica de dentes que facilitam na hora da pedalada, tanto na subida, quanto nas descidas e retas.

RAPIDFIRE: Alavanca de câmbio que serve para trocar de marchas. Criado pela empresa japonesa Shimano, o Rapidfire constitui em um dos mais eficientes equipamentos desenvolvidos para a bicicleta, graças à rapidez na troca de marchas.

STI: Sistema de Transmissão Integrada (Shimano). Esse sistema corresponde a integração de alavanca de freio e trocadores de marcha, o que possibilita ao ciclista mudar de marcha pedalando de pé na bike, já que antes do STI o ciclista era obrigado a sentar no selim para efetuar a troca das marchas. Outro sistema parecido é o Ergo Power.

TUBELESS: É um sitema especial que dispensa a câmara de ar. Semelhante às rodas dos automóveis modernos.


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